Presidente dos EUA falou em uma "nova era de prospeção de energias"
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, promoveu nesta quarta-feira, durante o Dia da Terra, seu plano energético e uma "nova era de prospeção de energias", entre elas a eólica, a fim de estimular a economia e proteger o meio ambiente.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, promoveu nesta quarta-feira, durante o Dia da Terra, seu plano energético e uma "nova era de prospeção de energias", entre elas a eólica, a fim de estimular a economia e proteger o meio ambiente.
— É hora de assentarmos uma nova base para o crescimento econômico, começando com uma nova era de prospeção energética nos Estados Unidos. Por isso, estou aqui — disse Obama na primeira viagem pós-eleitoral a Iowa, Estado no qual começou sua corrida de vitórias em direção à Casa Branca.
Ao ressaltar os desafios relacionados à criação de empregos e à mudança climática, o líder americano foi sucinto:
— A nação que liderar o mundo na criação de novas fontes de energia será a nação que liderará a economia global do século XXI.
— Os Estados Unidos podem e devem ser essa nação...mas isto não será fácil — afirmou Obama, ao lembrar que sua Administração adotou medidas "sem precedentes" para atingir uma economia que use "energia limpa", ajude a reduzir a dependência ao petróleo estrangeiro e promova a criação de "milhões" de empregos.
Como em outros discursos, Obama destacou que, embora os Estados Unidos representem menos de 5% da população mundial, são responsáveis por 25% da demanda total de petróleo.
— Este apetite tem um custo tremendo para nossa economia — disse Obama, ao destacar que a compra de petróleo, por exemplo, representa 20% do total das importações.
O presidente americano fez o discurso sobre energia renovável em Trinity Structural Towers, uma usina manufatureira de energia eólica em Newton, cidade ao leste da capital que enfrenta grandes problemas econômicos.
Após o Texas, Iowa é o segundo Estado da nação em capacidade eólica e é, com a visita de hoje, um de cinco Estados de tendência republicana que Obama visitou desde que assumiu a presidência e que seriam chave para uma eventual reeleição.
Obama afirmou hoje que esse tipo de energia poderia suprir até 20% da demanda de luz elétrica nos Estados Unidos até 2030 e criaria até 250 mil empregos "bem remunerados". Mas isso acontecerá apenas se for promovida a prospeção energética em terra e em ultramar. Obama lamentou que os Estados Unidos produzam menos de 3% da eletricidade através de fontes renováveis, abaixo dos 20% fabricados pela Dinamarca em energia eólica, e menos do que produzem Alemanha e Japão em energia solar.
— Não aceito que as coisas tenham que ser assim. No que se refere à energia renovável, não acho que devamos ser seguidores. Acho que é hora de liderarmos — disse Obama.