Emitidos 15 mil certificados
energéticos por mês
Todos os meses são emitidos 15 mil certificados energéticos e, em Portugal, já existem cerca de 200 mil construções com certificado obrigatório para qualquer imóvel vendido.
No entanto, o número de edifícios classificados como sustentáveis ainda não ultrapassa uma vintena, segundo a Lusa. A certificação energética refere-se apenas à utilização racional de energia, enquanto que a classificação de sustentável requer eficiência não só da utilização da energia, mas também de todos os recursos, ao longo de todo o ciclo de vida do edificado.
O responsável pelo LiderA, sistema de apoio e avaliação da construção sustentável, Manuel Pinheiro, adiantou à Lusa que já existem 12 imóveis certificados e mais seis em fase final de processo de certificação. São mais de mil fogos, que integram uma cooperativa de habitação a custos controlados e moradias, a que se juntam edifícios de serviços e empreendimentos turísticos, como hotéis. Em análise estão cerca de 40 projectos.
Portugal já surge "na linha da frente" para a certificação energética e como "um exemplo a seguir pelos outros Estados-membros", referiu Paulo Santos, da Direcção de Auditoria Edifícios da Agência para a Energia.
Sem comentários:
Enviar um comentário