Ministros dizem que UE deve investir em “automóveis verdes”
A indústria automóvel europeia deve preparar-se para reestruturações dolorosas e investir no desenvolvimento dos “automóveis verdes” para se renovar, alertaram hoje em Bruxelas os ministros da Indústria da UE.
A Comissão comprometeu-se a apresentar um “plano de acção” a favor dos veículos eléctricos ou híbridos. Mas “a indústria deve decidir agora para não se atrasar”, salientou o espanhol Miguel Sebastian, presidente da reunião.
Sebastian defende que se deve passar rapidamente do desenvolvimento para a produção em cadeia. “Estamos numa encruzilhada de caminhos”, insistiu.
“A UE tem uma indústria automóvel forte mas deve renovar-se e uma das suas hipóteses é a viatura eléctrica”, defendeu.
“É razoável fixar um objectivo europeu para a viatura eléctrica e a indústria deve investir para se tornar líder”, acrescentou.
No entanto, o debate ainda está só a começar. “É preciso inventar os padrões do motor eléctrico, estabelecer normas para as baterias e desenvolver as infra-estruturas para as recarregar”, explica um negociador europeu.
O comissário europeu para a Indústria, o italiano Antonio Tajani, lembrou que os “consumidores devem poder recarregar as suas baterias em qualquer local da Europa, com toda a segurança”.
O desenvolvimento da viatura eléctrica foi o tema central da reunião ministerial informal, organizada no início de Fevereiro em San Sebastian, em Espanha.
Este projecto insere-se na perspectiva mais vasta da nova política indústria que a UE deve adoptar assim que saia da recessão. Mas essa saída será dolorosa. “Veremos reestruturações e é importante que a indústria as oriente de forma socialmente responsável”, diz o documento que saiu da reunião ministerial.
Sem comentários:
Enviar um comentário