Existem em África alguns exemplares de um frigorífico inovador que funciona a energia solar. Uma solução para manter as vacinas no frio em regiões isoladas.
O frigorífico ecológico vem directamente do « vale solar » na Savoie, onde está sediada a empresa Solaref que o concebeu.
Graças à energia solar, a água evapora de dia para depois se transformar em gelo durante a noite. No estado líquido ou gasoso, a água efectua assim um vai e vem contínuo, não escapando da caixa nenhuma molécula. O frigorífico é capaz de manter uma temperatura entre 2º e 8 °C durante três dias consecutivos sem sol, com uma temperatura exterior de 43 °C durante o dia e 34 °C à noite.
Contrariamente aos frigoríficos alimentados a gás ou querosene cujo abastecimento é complicado nas zonas isoladas, o frigorífico ecológico é completamente autónomo, não precisando de motor ou de bateria. As únicas fontes de energia são os raios de sol.
Existem já outros frigoríficos que são ligados a painéis foto voltaicos, mas que requerem regularmente uma mudança de baterias. O frigorífico proposto pela Solaref não precisa de qualquer manutenção, à excepção de uma limpeza regular do vidro do sensor solar.
Sem comentários:
Enviar um comentário