28/06/11

DAPE, NEW ENERGY é Empresa de Serviços Energéticos, (ESE)

No âmbito da Estratégia Nacional para a Energia, e com o objectivo de impulsionar a implementação de medidas de redução do consumo de energia nos edifícios e equipamentos públicos, foi publicado o Decreto-Lei n.º 29/2011, de 28 de Fevereiro, que estabelece o regime jurídico aplicável à formação e execução dos contratos de desempenho energético que revistam a natureza de contratos de gestão de eficiência energética, a celebrar entre os serviços e organismos da Administração Pública directa, indirecta e autónoma e as empresas de serviços energéticos, com vista à implementação de medidas de melhoria da eficiência energética nos edifícios públicos e equipamentos afectos à prestação de serviços públicos.

A DAPE já faz parte desse grupo restrito de empresas, pode consultar no seguinte Link:

http://www.dgge.pt?cr=12340

Célula solar de amplo espectro captura luz visível e infravermelha

Célula solar de pontos quânticos

Pesquisadores canadenses criaram um novo tipo de célula solar que é perfeita para a fabricação de revestimentos de baixo custo que convertem os raios do sol em eletricidade.

Esses revestimentos poderiam ser aplicados a qualquer superfície, principalmente em edifícios, mas também em carros, aparelhos eletrônicos e até roupas.

A equipe do Dr. Ted Sargent criou primeira a célula solar eficiente baseada em pontos quânticos coloidais (CQD: Colloidal Quantum Dots).

"O dispositivo é uma pilha de duas camadas absorvedoras de luz - uma ajustada para captar os raios visíveis do Sol, a outra projetada para a colheita da metade da energia do Sol que se encontra no infravermelho", explica Xihua Wang, líder da pesquisa.

Célula híbrida

Cientistas de todo o mundo trabalham com afinco em busca da chamada célula solar de amplo espectro, capaz de capturar uma faixa maior da energia do Sol.

Até agora, os diversos tipos de células solares construídas são otimizadas para faixas estreitas do espectro. Unir várias delas para construir uma célula solar híbrida também não é uma ideia nova, mas não é fácil conectar dispositivos tão diferentes.

O grande feito dos pesquisadores canadenses está justamente na construção de uma interface entre duas junções, uma que capta os fótons visíveis e outra que capta os fótons do infravermelho.

"A equipe projetou uma cascata - realmente uma cachoeira - de materiais com espessura na casa dos nanômetros para transportar os elétrons entre as camadas visível e infravermelha," diz Sargent.

Eficiência das células solares

Ao capturar uma gama tão ampla de ondas de luz, as células solares de pontos quânticos podem, em princípio, chegar a até 42 por cento de eficiência.

As melhor células solares de junção única estão hoje na casa dos 31 por cento de eficiência - em condições de laboratório. Na realidade, as células solares que estão nos telhados das casas e nos produtos de consumo têm uma eficiência entre 14 e 18%.

Os pesquisadores estimam que a nova célula solar de dupla junção consumirá ainda cerca de cinco anos de desenvolvimento para que possa chegar ao mercado.

Bibliografia:

Tandem colloidal quantum dot solar cells employing a graded recombination layer.
Xihua Wang, Ghada I. Koleilat, Jiang Tang, Huan Liu, Illan J. Kramer, Ratan Debnath, Lukasz Brzozowski, D. Aaron R. Barkhouse, Larissa Levina, Sjoerd Hoogland, Edward H. Sargent
Nature Photonics
26 June 2011
Vol.: Published online
DOI: 10.1038/nphoton.2011.123

17/06/11

Avião Solar tenta novamente chegar a Paris

O avião suíço "Solar Impulse", alimentado por energia solar, descolou esta terça-feira por volta das 5.10 horas, do aeroporto de Bruxelas para o aeroporto de Paris-Bourget onde deverá chegar ao início da noite.

O dispositivo, "convidado de honra" da 49ª Exposição Internacional de Aeronáutica e do Espaço, a decorrer de 20 a 26 de Junho, está previsto aterrar em Paris por volta das 21 horas.

Numa primeira tentativa, no passado sábado, a aeronave descolou do Aeroporto Nacional de Bruxelas mas teve de voltar para trás logo após a cidade francesa de Bavay, a poucos quilómetros da fronteira com a Bélgica, por causa de um vento contrário que atrasou a sua progressão.

Independentemente do resultado, este voo não será homologado, uma vez que 40% da bateria do avião, que deveria funcionar unicamente a energia solar, foi recarregada através de corrente convencional.

Esta aeronave protótipo entrou para a história da aviação em Julho de 2010, com o primeiro voo de 24 horas sem interrupção apenas movidos por painéis solares e baterias.

"O Solar Impulse não é o primeiro avião solar concebido, mas é certamente o mais ambicioso. Nenhum dos seus "antecessores" conseguiu voar durante toda a noite com um piloto a bordo", pode ler-se no site da aeronave.

Fonte JN.