07/11/12

Eficiência & Certificação Energética: Beirute - Obrigatório Ser Verde



Beirute, no Líbano, irá ser a primeira cidade no mundo com a obrigação de plantar jardins nos terraços dos prédios. A capital possui, em média, apenas 0,8m2 de espaço verde por pessoa, valor muito abaixo do recomendado pela OMS (12m2 por pessoa).

 
Um decreto municipal exige que cada construção tenha o seu próprio jardim no telhado. Para isso basta apenas ter algumas árvores e plantas neste espaço, resolvendo assim de uma forma simples a questão ambiental da cidade. Os jardins abrigarão plantas comuns da região, como oliveiras, plantas de pimenta e outras que seriam úteis para a população como complemento às compras de alimentos dos moradores, ajudando simultaneamente a limpar o ar da cidade e a diminuir a temperatura da zona.

Beirute antes e depois da aplicação do projeto
Alguns arquitetos da região defendem também que os muros da cidade podem ser utilizados para crescimento de áreas verdes e desta forma combater a poluição da cidade. As "paredes vivas" já são mais comuns em Londres – estes “jardins verticais” são considerados tanto como uma forma de arte botânica, um meio de limpar o ar da cidade e uma nova vertente estética.

Sem comentários:

Enviar um comentário