24/05/13

Um exemplo a seguir: Torres Vedras sustentável até 2015




Torres Vedras – um concelho exemplar que produz mais de metade da eletricidade consumida, poderá, segundo a DGEG (Direção Geral de Energia e Geologia), tornar-se autossustentável em 2015. Das necessidades energéticas anuais de 336 GW, as renováveis contribuem com 250 GW.

É notável a forma como a autarquia tem tomado medidas bastante eficientes no que concerne à autossustentabilidade - fixação de nove parques eólicos (116 Megawatts), uma central de gás natural, painéis fotovoltaicos em edifícios públicos, inserção de luminárias e lâmpadas de baixo consumo, incentivos à microgeração para particulares, impulsos para o uso de veículos elétricos e a criação de uma rede de bicicletas públicas na cidade. Admirável.

«Hoje conseguimos uma redução de 20 por cento na fatura total da eletricidade consumida pelo município, que por ano ronda 1,2 milhões de euros», esclarece Carlos Bernardes, vice-presidente da câmara e vereador do pelouro do Ambiente.

Os resultados da aposta nas energias renováveis em Torres Vedras esclarecem, clarificam e desmistificam quaisquer dúvidas que ainda possam persistir em relação à autossuficiência dos centros urbanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário