24/03/09

Obama aposta nas energias renováveis.


O presidente norte-americano, Barack Obama, disse, na Casa Branca, que os Estados Unidos têm de desenvolver rapidamente recursos energéticos «limpos e inovadores» e garantiu que o orçamento para a energia é «inegociável».


«Já vimos o suficiente. Podemos continuar a ser líderes mundiais na importação de petróleo ou podemos tornar-nos líderes mundiais na exportação de energias renováveis», disse Obama na Casa Branca, no âmbito de uma campanha sobre as novas energias que reuniu várias empresas do sector, escreve a AP.


Apesar das pressões políticas para recuar no pacote de estímulo económico do país, Obama disse que a «inovação energética não pode esperar» e que este é um ponto em que o orçamento é inegociável.


O pacote de estímulo económico inclui 39 mil milhões de dólares (28,6 mil milhões de quros) para o Departamento da Energia e 20 mil milhões de dólares (14,7 mil milhões de euros) para incentivos fiscais para a energia renovável.


Obama está a preparar uma proposta orçamental de 3,6 triliões de dólares (2,6 triliões de euros) para apoiar o desenvolvimento das energias alternativas.


No encontro com várias empresas do sector energético, o presidente norte-americano sublinhou que os Estados Unidos precisam da criação de novos postos de trabalho e precisam de ser inventivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário