11/11/09

O investimento global para os programas relacionados com centrais hídricas, eólicas e centrais de ciclo combinado atinge os 16 mil milhões de euros, lembrou Pedro Neves Ferreira, director de planeamento estratégico da EDP.

"A dependência energética será reduzida para cerca de 42%", especificou o mesmo responsável na sua intervenção no VIII Fórum Energia do Diário Económico.

Ao Económico, à margem do evento, Pedro Neves Ferreira especificou que, destes 16 mil milhões de euros de investimento em curso, só cerca de 2,5 mil milhões "ainda estão por fazer", relacionados com energia hídrica. Neves Ferreira não quis especificar qual o valor de investimento da EDP neste bolo mas referiu que a eléctrica é responsável por grande parte dos gastos.

"O plano de investimento da EDP de 12 mil milhões de euros até 2012 está em curso. Desde valor, três quartos são para renováveis, sendo que grande parte é em eólicas, sobretudo fora de Portugal", afirmou.

O responsável lembrou que é preciso definir uma política de "remuneração adequada" para estes investimentos em novos equipamentos. Neves Ferreira deu como exemplo o carro eléctrico, uma tecnologia que, até 2050, ainda se vai desenvolver. "O carro eléctrico deverá conseguir reduzir as emissões de carbono de cerca de 90% para cerca de 68%", adiantou.

Sem comentários:

Enviar um comentário