21/10/10

A ESPANHA APOSTA NAS TORRES SOLARES

Numa terra desértica e rochosa, 1255 espelhos reenviam os raios de sol para o topo de uma torre de 160 metros. O calor libertado permite transformar a água em vapor, o que por sua vez faz rodar umas turbinas que produzem electricidade.

A PS 20, central solar termodinâmica de Sanlucar la Mayor, na Andaluzia, tem uma capacidade de 20 mega watts (MW). O suficiente para alimentar em electricidade o equivalente a 10.000 lares, evitando ao mesmo tempo a emissão de 12.000 toneladas de CO2 por ano. Inaugurada em Setembro de 2009, é a maior torre solar do mundo. A PS 10, construída alguns anos antes, tem uma capacidade de 10 MW.

A Espanha tornou-se a montra mundial desta tecnologia um pouco particular em matéria de energias renováveis. A central solar termodinâmica de concentração. Contrariamente ao foto voltaico, que utiliza os raios do sol para produzir electricidade, o solar térmico recupera o calor do sol, para aquecer água por exemplo. O solar termodinâmico vai mais longe : transforma este calor em energia mecânica, ou em electricidade.

Os Estados Unidos foram os primeiros a utilizar esta tecnologia, no inicio dos anos noventa. A Espanha, rica em sol, interessou-se pela tecnologia alguns anos mais tarde. A PS 20, segunda central deste tipo, será seguida de mais oito, que irão ser construídas até 2013. O conjunto representará, a prazo, uma potência de 300 MW.

Sem comentários:

Enviar um comentário